Falcon Brasil (Powered by Invision Power Board): Seja piloto(a) civil de aviões! - Falcon Brasil (Powered by Invision Power Board)

Ir para

• (2 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

Seja piloto(a) civil de aviões! Informações sobre as etapas para tirar o brevet de aviador civil

#1 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 04-January 09
  • Interesses:Enquanto piloto na vida real, me interesso por aviação, jornalismo, semiótica e história, dentre centenas de outros assuntos. Fechar os horizontes do conhecimento é como implodir nossas almas.
Pontos: 6
Neutral

Ícone  Postou 09 January 2009 - 11:36 AM

QUOTE(Júlio César Flores @ Aug 29 2008, 01:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tenho boas noções de vôo (já vôo em vários simuladores civis e militares, além de um pouco de experiência de vôo civil, sou piloto privado)

Hum... o Júlio também é piloto na vida real... isso quer dizer que podemos exigir muito mais dele! Principalmente em termos de habilidades de vôo.
laugh.gif laugh.gif laugh.gif
Piloto de verdade não usa GPS.
0

#2 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Interesses:Enquanto piloto na vida real, me interesso por aviação, jornalismo, semiótica e história, dentre centenas de outros assuntos. Fechar os horizontes do conhecimento é como implodir nossas almas.
Neutral

Ícone  Postou 09 January 2009 - 05:51 PM

Olá pessoas,

Algumas pessoas têm me perguntado como fazer para tirar o brevet (pronuncia-se "brevê") de piloto civil de aviões. Escrevi então esse mini-roteiro para facilitar o entendimento.

O curso de aviador(a) civil é aberto para ambos os sexos: tanto homens como mulheres podem ser pilotos de aviões!

A concessão da licença de piloto civil de aviões é normatizada pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronática (RBHA) de número 61 (RBHA-61).

Para ser piloto de aviões, conforme as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o aluno deverá passar por 5 fases:

1. Inspeção de saúde
2. Curso teórico
3. Prova de conhecimentos teóricos
4. Curso prático de vôo
5. Exame de habilitação de vôo

A inspeção de saúde é feita em um dos hospitais da Força Aérea Brasileira. O aluno deve levar um encaminhamento da escola de aviação e se submeter a exames médicos para avaliar sua saúde. O aluno passa por exames tais como raio-x do toráx, cardiológico e oftalmológico, entre outros conforme estabelecido no RBHA-67. Se aprovado no exame de saúde, o aluno receberá seu Certificado de Capacidade Física (CCF) de 2ª classe e poderá então fazer o curso teórico.

Concluída a inspeção de saúde, o aluno deve dirigir-se a uma escola de aviação para fazer o curso teórico que consiste em aulas diárias durante o período de 4 meses. Nesse curso o aluno aprenderá as seguintes disciplinas:

- Teoria de vôo subsônico
- Mecânica de aeronaves
- Meteorologia aeronáutica
- Regulamentos de tráfego aéreo
- Navegação aeronáutica

Além de assistir a palestras e debates sobre temas como medicina aeronáutica, segurança de vôo e primeiros socorros. O curso teórico é normatizado pelo RBHA-61, na Subparte-D - Piloto Privado.

Depois do curso teórico concluído com aprovação, e com o CCF em mãos, o aluno deve então fazer a prova de conhecimentos teóricos, que é aplicada pela ANAC. Nessa prova o aluno será avaliado quanto aos seus conhecimentos teóricos nas cinco disciplinas ministradas no curso teórico. Essa prova é regulamentada pelo RBHA-61, na Subparte-P - Exames de Conhecimentos Teóricos.

O quarto passo é o curso prático de vôo, no qual o aluno irá aprender a pilotar o avião de instrução da escola de aviação. A instrução de vôo se divide em quatro partes: Pré-solo, aproximações, manobras e viagens. No "pré-solo" o aluno vai aprender os princípios básicos do vôo e a pousar o avião; esta fase termina quando o aluno consegue fazer o seu vôo solo, ou seja, conseguir voar sozinho no avião sem a presença de instrutores. A partir de então os próximos vôos passam a alternar um com instrutor, e outro solo. Em "aproximações" serão ensinadas aproximações para pouso em diversas condições de entrada no circuito de tráfego do aeródromo. Já em "manobras" serão ensinadas técnicas que vão aperfeiçoar as habilidades básicas de vôo, como 'chandelle' e 'oito cubano'. Por fim, as "viagens" constituem-se de três viagens (duas com instrutor e uma solo) onde o aluno praticará a navegação visual e a estimada que aprendeu no curso teórico.

O curso prático de vôo é regulamentado pelo RBHA-61 e tem duração mínima de 35 horas de vôo. Esse número pode se estender devido a qualificações pessoais do próprio aluno, caso ele demore a solar a aeronave.

Por fim, faz-se o "vôo de cheque", que é o exame de habilitação de vôo. Tal avaliação se constitui de um vôo solo com a presença de um avaliador designado pela ANAC. Caso o aluno seja aprovado, receberá sua carteira de habilitação de piloto de aviões: o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), emitido pela ANAC.

Com o CHT na mão, agora é hora de fazer um churrasco e chamar todos os amigos para comemorar: você agora é um(a) aviador(a)!
wink.gif
0

#3 Membro offline   Cougar_PH Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Grupo: Administradores
  • Cadastrado: 24-January 08
  • Interesses:Fazer amigos, aprender e voar!
Pontos: 8
Neutral

Postou 09 January 2009 - 10:32 PM

Calvin

Só uma pergunta, sendo uma pessoa normal, quanto tempo pra conseguir o CHT?
Estarei sempre de olho, no infinito, assim... Ficará mais fácil de ver os abatidos!
0

#4 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 09 January 2009 - 10:43 PM

Rapaz... supondo que você faça o curso teórico numa escola homologada...

CCF = 1 semana (no máximo, em média o inicial faz em 1 ou 2 dias, e mais pouco tempo pra pegar)
Teórico = 4 meses
Vôo = aí é que está o nó... vai depender da grana para voar. No início os vôos são espaçados para dar ao aluno tempo de fazer horas de nacele (os vôos mentais que comentei contigo). São 35 horas, mas o comum é o pessoal terminar com um pouco mais de horas. Segundo ouvi de um oficial da época do DAC, a média no Brasil é os caras se formarem de 42 a 45 horas de vôo.

Então vamos supor que você voe - em média - 2 vezes por semana. Então isso significam 11 a 12 semanas, cerca de 3 meses de vôo.

Se mantiver esse ritmo, do dia que você iniciar tudo até se formar pode levar 8 meses. Mas como falei, tudo vai variar de acordo com seu desempenho de vôo.

AR-braços
0

#5 Membro offline   Cougar_PH Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Interesses:Fazer amigos, aprender e voar!
Pontos: 8
Neutral

Postou 10 January 2009 - 11:15 PM

Calvin

Valeu, obrigado...

Resumindo, quer dizer passando em tudo normalmente fica em torno de 1 ano, já que fica a dever do clima...

legal, pensei que fosse mais...
Estarei sempre de olho, no infinito, assim... Ficará mais fácil de ver os abatidos!
0

#6 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 11 January 2009 - 01:02 AM

QUOTE(Cougar_PH @ Jan 10 2009, 11:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Resumindo, quer dizer passando em tudo normalmente fica em torno de 1 ano, já que fica a dever do clima...

legal, pensei que fosse mais...

Na realidade daria pra fazer em uns 6 meses, ou talvez menos. A questão do tempo é complicada... por exemplo, quem está no início da instrução e for voar em setembro - o mês dos ventos - tem que se disponibilizar a fazer os "madrugadões", que é quando você chega no hangar de madrugada, prepara o avião todinho, e fica só esperando o nascer do sol para voar; pois com isso você voa quase sem os ventos fortes e de rajada de setembro.

O pior é quando você agenda um vôo para o dia seguinte, olha pro céu e está de brigadeiro, e quando acorda está um pé-d'água de lascar. Dá quase depressão... rs rs rs

AR-braços
0

#7 Membro offline   =Cel= Tiger Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Cadastrado: 22-November 08
  • Interesses:Fly, Fly and High.
Pontos: 136
Excellent

Postou 14 January 2009 - 03:22 PM

[i] Piloto aki é o Calvin, e falar nisso eu queria saber Calvin, quando eu tirar o meu Brevet, como eu faço para no caso de piloto comercial. Abraços

0

#8 Membro offline   =CFB= Felipe Jacobs Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Grupo: Pilotos
  • Cadastrado: 30-January 08
Pontos: 0
Neutral

Postou 14 January 2009 - 11:17 PM

E quanto a problemas oftalmológicos como miopia. Existe alguma restrição??? Sei que pra ingressar na FAB como cadete-aviador, existe restrição.
0

#9 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 14 January 2009 - 11:40 PM

QUOTE(Felipe Jacobs @ Jan 14 2009, 11:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E quanto a problemas oftalmológicos como miopia. Existe alguma restrição??? Sei que pra ingressar na FAB como cadete-aviador, existe restrição.

Jovem, tens que ver o RBHA-67. De cabeça acho que o limite são 4,5º de miopia. Mas veja o RBHA-67 que lá diz bem direitinho. E se você estiver acima, pode operar a vista que não tem problema.
0

#10 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Ícone  Postou 14 January 2009 - 11:51 PM

QUOTE(Tiger @ Jan 14 2009, 03:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
[i] Piloto aki é o Calvin, e falar nisso eu queria saber Calvin, quando eu tirar o meu Brevet, como eu faço para no caso de piloto comercial. Abraços

Olá Tiger,

Após você tirar seu brevet de Piloto Privado de Aviões (PP-Av) você faz o segundo curso da carreira, que é o de Piloto Comercial de Aviões (PC-Av). Não tenho certeza dos valores atuais, mas salvo engano para tirar PP são - no mínimo - 35 horas de vôo, e PC são 150 horas (se fizer todas em aeronaves de aeroclubes, senão dá mais). Dessas 150 você já desconta as que fez para tirar o PP.

Além de PC é bom que você tenha também os cursos de multimotor (Multi) e de vôo por instrumentos (IFR). Multi acho que atualmente só precisa de umas 5 horas de vôo; e IFR de umas 50 das quais pode fazer cerca de 35 em simuladores homologados.

Pelo menos essas eram as quantidades de horas necessárias para tirar PC/IFR quando eu fiz os cursos. Não sei como está hoje em dia depois do DAC virar ANAC, mas acredito que ainda seja a mesma coisa.

Além disso, para comandar aviões em grandes companhias regulares, é necessário ter o curso de Piloto de Linha Aérea (PLA), mas aí já são 1.500 horas de vôo. Hoje em dia tem companhias que já contratam copilotos com menos de 500 horas de vôo.
0

#11 Membro offline   =CFB= Felipe Jacobs Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 15 January 2009 - 08:59 AM

E agora a pergunta que não quer calar: quanto custa, aproximadamente, a hora de vôo num avião de instrução (paulistinha da vida...)?
0

#12 Membro offline   =FB=ChIlEnU Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 19 January 2009 - 10:26 AM

Fiz curso aqui na Bahia a alguns anos atrás e tenho a carteira de PP.

Jacobs aqui varia de 280 a 350 a hora de voo dependendo do pacote que vc fechar.

wink.gif

Parei com meu curso pq se nao iria ficar eternamente pobre iauheiuaehuieae!!

RRHTI.HOST Soluções Inteligentes - Registro de domínio, Hospedagem de sites, Servidores Dedicados, Servidores de Jogos - Linux e Windows.
www.rrhti.com.br
0

#13 Membro offline   =CFB= Felipe Jacobs Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 19 January 2009 - 09:59 PM

Chile, as horas de vôo expiram depois de algum tempo? Ou a hora que vc tiver com cascalho sobrando, pode voltar de onde parou?
0

#14 Membro offline   =FB=ChIlEnU Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 19 January 2009 - 10:01 PM

rpz me falaram que expira!!! depois de algun tempo n lembro quanto... e se for verdade ja expirou as minhas pq tem 4 anos q n faco um voozin iauheiuhuhaueuae

RRHTI.HOST Soluções Inteligentes - Registro de domínio, Hospedagem de sites, Servidores Dedicados, Servidores de Jogos - Linux e Windows.
www.rrhti.com.br
0

#15 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 19 January 2009 - 10:09 PM

QUOTE(=FB=ChIlEnU @ Jan 19 2009, 11:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
rpz me falaram que expira!!! depois de algun tempo n lembro quanto... e se for verdade ja expirou as minhas pq tem 4 anos q n faco um voozin iauheiuhuhaueuae

Expira não. Te falaram errado. Depois que as horas são registradas na Caderneta Individual de Vôo (CIV) e homologadas pela autoridade aeronáutica (antigamente DAC, hoje ANAC), elas são válidas por prazo indeterminado.
0

#16 Membro offline   =Cel= Tiger Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Excellent

Postou 29 January 2009 - 08:33 PM

Valeww Calvin, estou pensando seriamente nisso, mas antes de tudo, ESTUDAR BASTANTE !!!

By: Charles

0

#17 Membro offline   =CFB= Partyboy Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Cadastrado: 29-January 08
Pontos: 13

Postou 30 January 2009 - 11:55 AM

Entao...
se eu for por exemplo da piloto da FAB e depois (quando nao estiver mais na ativa) quiser seguir o rumo de piloto comercial..
é mais facilitado ne?
como que é o processo?
abraço
Imagem
Placa Mae:GA-EP43-DS3L GigaByte, Processador: Core2Quad Q8200 2.33Ghz, VGA: ATI radeon HD4850 512mb, Fonte: Extream ATX 450W real, Memória Ram: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz HD: 500Gb Sata II

"Rumo Ao Ninho Das Águias"
0

#18 Membro offline   =Calvin= Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Neutral

Postou 30 January 2009 - 10:25 PM

Cara, se tu passar pela AFA e se formar piloto militar, o dia que pedir baixa da FAB a ANAC te dá todas as carteiras que tu tiver direito, de acordo com os cursos que você tiver feito e com suas horas de vôo em cada tipo de aeronave.
0

#19 Membro offline   =CFB= Partyboy Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
  • Cadastrado: 29-January 08
Pontos: 13

Postou 30 January 2009 - 11:56 PM

valeu calvin pela resposta cara
wink.gif

abraço
Imagem
Placa Mae:GA-EP43-DS3L GigaByte, Processador: Core2Quad Q8200 2.33Ghz, VGA: ATI radeon HD4850 512mb, Fonte: Extream ATX 450W real, Memória Ram: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz HD: 500Gb Sata II

"Rumo Ao Ninho Das Águias"
0

#20 Membro offline   =Cel= Tiger Ícone

• Advanced Member
  • Ícone
Excellent

Postou 31 January 2009 - 03:58 PM

Conheci um comandante de 737-800 que fez exatamente isso.

0

• (2 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)